10 Clássicos Bagaceiros (anos 50)

O ruim de qualquer lista é isso: Tu escolhe 10 e fica prá trás mais uns 200 filmes que tu gostaria de incluir.

Mas vamos lá, vamos considerar essa lista de 10 clássicos bagaceiros como uma introdução (para leigos) do divertido mundo dos filmes de baixo orçamento dos anos 50 do século XX. Quem gostar dos filmes desta listinha pode sair catando outros filmes no estilo porque estará sendo convertido aos poucos à um trashmaníaco adorador de películas sem noção.

Optei por não incluir obras com efeitos especiais do Ray Harryhausen porque, apesar dos orçamentos minúsculos das produções onde ele trabalhava, não são filmes trash.

Segue 10 dicas de filmaços:

“ROBOT MONSTER” (1953) de Phil Tucker.

Um macaco com capacete engraçado e máquina que solta bolhas de sabão quer dominar os terráqueos de sua base que fica numa caverna no deserto e só poderá ser impedido por uma família de sobreviventes do holocausto nuclear.

http://www.imdb.com/title/tt0046248/

“KILLERS FROM SPACE” (1954) de W. Lee Wilder.

Alienígenas com olhos estilo bolinhas de ping pong cortadas ao meio vão invadir o planeta Terra. O diretor Lee Wilder fez mais dois clássicos bagaceiros: “Phantom From Space” (1953) e “The Snow Creature” (1954).

http://www.imdb.com/title/tt0047149/

“THEM!” (1954, “O Mundo em Perigo”) de Gordon Douglas.

Formigas gigantes frutos da energia nuclear saem do deserto em busca de alimento (carne humana) numa grande cidade. Esse filme não é exatamente um trash-movie mas coloquei ele na lista porque saiu em DVD no Brasil com extras bem bacanas e boa qualidade de imagem pela Warner).

http://www.imdb.com/title/tt0047573/

“TARANTULA” (1955) de Jack Arnold.

Uma tarantula gigante faz a festa nos desertos americanos. Jack Arnold é o diretor de clássicos como “Creature From the Black Lagoon” (“O Monstro Da Lagoa Negra”, 1954) e “The Incredible Shrinking Man” (“O Incrível Homem Que Encolheu”, 1957). Atenção para ponta de 2 segundos do Clint Eastwood como piloto do caça que mata a aranha gigante no final do filme.

http://www.imdb.com/title/tt0048696/

“IT CONQUERED THE WORLD” (1956) de Roger Corman.

Estranho monstro pepino vindo de vênus domina os humanos com seus poderes telepáticos. Roger Corman é um dos grandes diretores/produtores de lixo cinematográfico de toda história do cinema. Fiquem atento às raras cenas de beijo da carreira do eterno anti-herói Lee Van Cleef.

http://www.imdb.com/title/tt0049370/

“PLAN 9 FROM OUTER SPACE” (1958) de Edward D. Wood Jr.

Aliens reanimam cadáveres humanos para dominar o planeta Terra. Ed Wood e seus amigos dispensam apresentações (mas quem não souber nada sobre eles pode alugar o filme “Ed Wood” (1994) de Tim Burton e ter uma ótima introdução do mundo psicotrônico do pior diretor de todos os tempos).

http://www.imdb.com/title/tt0052077/

“THE BLOB” (1958) de Irvin S. Yeaworth.

Geléia do espaço ataca cidadezinha americana e apenas os jovens, liderados pelo Steve McQueen, poderão impedir. O produtor Jack H. Harris nos anos 70 produziu a continuação “Beware! The Blob” e, como se não bastasse, produziu o primeiro filme de John Landis, “Schlock”, e o primeiro da dupla John Carpenter-Dan O’Bannon, “Dark Star”. A música tema do filme foi composta pelo Burt Bacharach. Uma curiosidade: se você passar a cena das pessoas fugindo em pânico do cinema que a bolha ataca é possível ver os figurantes sorrindo como se estivessem em uma festa.

http://www.imdb.com/title/tt0051418/

“TEENAGERS FROM OUTER SPACE” (1959) de Tom Graeff.

Alienígenas adolescentes vem ao planeta Terra e seus planos são atrapalhados quando um deles se apaixona por garota terráquea. A cena onde cinco aliens saem de dentro de um disco voador minúsculo é te rolar de rir.

http://www.imdb.com/title/tt0053337/

“THE TINGLER” (1959, “Força Diabólica”) de William Castle.

Vincent Price protagoniza a primeira viagem de LSD da história do cinema neste clássico do criativo Castle onde o medo produz um parasita de borracha que só poderá ser destruido com gritos de pavor. Grite!!! Grite!!! Grite para acabar com o The Tingler!!! Em 1993 Joe Dante homenageou William Castle no filme “Matinee”.

http://www.imdb.com/title/tt0053363/

“FIRST SPACESHIP ON VENUS” (“Der Schweigende Stern”, 1960) de Kurt Maetzig.

Em 1985 um artefato de vênus é descoberto no planeta Terra e espaçonave é enviada prá lá para investigar. Clássico da ficção mundial onde uma mulher é a comandante da missão e a tripulação é composta de pessoas de todas as partes do mundo, dois fatos raros em filmes dos anos 50.

http://www.imdb.com/title/tt0053250/

5 Respostas para “10 Clássicos Bagaceiros (anos 50)”

  1. muito bom esses filmes ..
    filmes antigos mas de muita boa qualidade

  2. Se o Tim Burton visse essa lista ia ficar doido! Ele é fã dessas produções trash (que serviram de inspiração pro Marte Ataca). Fiquei interessado no Them!, Tarântula e no do Roger Corman. O Plan 9 eu assiti duas vezes e tenho procurado pra baixar na internet.

  3. The Tingler é uma das coisas mais lindas do cinema! Se fuder este pessoal esqueceu o que é o velho e bom cinema.

  4. Ótima lista!

  5. […] Snatchers/Vampiros de Almas” (1956) de Don Siegel e “The Blob/A Bolha” (1958) de Irvin S. Yeaworth Jr.). O preço deste box, lógico, é altíssimo (como todos os lançamentos toscos da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: