A Filosofia do Punk

A Filosofia do Punk – mais do que barulho” (Radical Livros, 200 páginas) de Craig O’Hara é um livro rápido, direto e divertido como um soco na cara. O’Hara, horiundo da cena punk de Boston/USA, conseguiu escrever um livro que não é uma sucessão de cartilhas “morais” punks ao mesmo tempo que é politizado e bastante esclarecedor para os leigos que ainda se assustam com punks (se é que alguém ainda se assusta com punks neste mundo atual de violências e viciados em crack assaltando em plena luz do dia).

O livro é dividido em capítulos com títulos como “Por Que Punk” (comparações históricas com outros movimentos), “Distorcão da Mídia” (como a televisão, revistas lustrosas e a mídia de massa fizeram o máximo para desarmar a fera), “Skinheads e Racismo” (explica o que são e sua relação com o punk), “Comunicação Intermovimento” (fanzines), “Anarquismo” (uma alternativa aos movimentos existentes), “Questões de Gênero” (sexismo, feminismo,homossexualidade dentro do punk), “Ambientalismo e Preocupações Ecológicas” (as idéias e técnicas do Earth First! e outros movimentos), “Straight Edge” (um movimento que, de uma pequena ameaça, se tornou uma não-ameaça conservadora e conformista) e “Do It Yourself” (nome do capítulo auto-explicativo).

O bom é que este livro foi escrito por um punk de verdade que viveu (ainda vive) o movimento, freqüentava shows, fazia fanzines, organizava shows e era extremamente observador, bem diferente daquelas teses acadêmicas chatas de universitários entediados.

Não sei se é possível achar este livro ainda de maneira tão fácil, o meu achei faz muitos anos. Mas procurando no Mercado Livre ou em sebos alternativos pode rolar exemplares ainda. Leitura extremamente agradável!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: