A Filosofia do Punk
“A Filosofia do Punk – mais do que barulho” (Radical Livros, 200 páginas) de Craig O’Hara é um livro rápido, direto e divertido como um soco na cara. O’Hara, horiundo da cena punk de Boston/USA, conseguiu escrever um livro que não é uma sucessão de cartilhas “morais” punks ao mesmo tempo que é politizado e bastante esclarecedor para os leigos que ainda se assustam com punks (se é que alguém ainda se assusta com punks neste mundo atual de violências e viciados em crack assaltando em plena luz do dia).
O livro é dividido em capítulos com títulos como “Por Que Punk” (comparações históricas com outros movimentos), “Distorcão da Mídia” (como a televisão, revistas lustrosas e a mídia de massa fizeram o máximo para desarmar a fera), “Skinheads e Racismo” (explica o que são e sua relação com o punk), “Comunicação Intermovimento” (fanzines), “Anarquismo” (uma alternativa aos movimentos existentes), “Questões de Gênero” (sexismo, feminismo,homossexualidade dentro do punk), “Ambientalismo e Preocupações Ecológicas” (as idéias e técnicas do Earth First! e outros movimentos), “Straight Edge” (um movimento que, de uma pequena ameaça, se tornou uma não-ameaça conservadora e conformista) e “Do It Yourself” (nome do capítulo auto-explicativo).
O bom é que este livro foi escrito por um punk de verdade que viveu (ainda vive) o movimento, freqüentava shows, fazia fanzines, organizava shows e era extremamente observador, bem diferente daquelas teses acadêmicas chatas de universitários entediados.
Não sei se é possível achar este livro ainda de maneira tão fácil, o meu achei faz muitos anos. Mas procurando no Mercado Livre ou em sebos alternativos pode rolar exemplares ainda. Leitura extremamente agradável!!!
Deixe um comentário