Anthony Steffen

Anthony Steffen, originalmente batizado como Antonio Luiz de Teffé, playboy brasileiro filho de italianos fez a fama na Itália nos anos 60/70 quando estrelou vários spaghetti westerns. Algum tempinho atrás, os amigos Daniel Camargo, Fábio Vellozo e Rodrigo Pereira se reuniram e escreveram um livro delicioso, porém pequeno demais, sobre a vida e obra do cowboy brasileiro. Este livro é uma ótima introdução ao cinema western produzido na Itália (mas não recomendo aos leigos em spaghetti westerns).

Anthony Steffen estrelou inúmeros westerns italianos de quinta categoria que imitavam os grandes sucessos de Sergio Leone, Sergio Corbucci e Antonio Margheriti. Ganhou fama e dinheiro trabalhando nessas produções trashes que ganhavam distribuição no mundo inteiro. Eu, particularmente, acho o Steffen um dos atores mais medíocres do período, mas sempre rende boas gargalhadas suas interpretações.

O livro, “Anthony Steffen – a saga do brasileiro que se tornou astro do bangue-bangue à italiana” (ed. Matrix, 140 páginas) é rico em fotos e informações da infância de Teffé, conta várias anédotas, entrevista atores que contracenaram com ele, lista a filmografia completa (a maioria dos westerns estrelados por ele já foram lançado em DVD aqui no Brasil) e mostra como ele acabou encarnando inúmeras imitações de Django, Sabata, Ringo, Garringo e outros.

Tenho a impressão que este livro ainda pode ser achado fácil nos bons Sebos de Livros de sua cidade ou no Mercado Livre. Anthony Steffen fez parte de uma época que produtores vagabundos conseguiam fazer filmes hilários que giravam o globo terrestre todo e encontravam seu público. Sempre achei uma pena que Anthony Steffen não tenha feito um filme com o mestre Tony Vieira.

Segue uns trailers de filmes estrelados por ele:

2 Respostas to “Anthony Steffen”

  1. […] o gosto do consumidor mudava. Já em 1966 abandonou a produção de peplum para se dedicar ao western e realizou “La Ley del Colt”, na cola do sucesso dos filmes de Sergio Leone. Seu melhor […]

  2. […] si Scatenò… E li Fuori Tutti/O Retorno de Arizona Colt”, estrelado pelo brasileiro Anthony Steffen. Logo se especializou na produção de Giallos, a maioria escritos pelo roteirista Ernesto Gastaldi […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: