Café

Leyla e eu somos apreciadores viciados de café e hoje eu acordei numa ressaca fodida só pensando em beber café e café e mais café. Café, porra, café salva sempre!!!

Diz a lenda que o café foi descoberto por um pastor chamado Kaldi, lá pelo Século IX, que observava que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro, então ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge, informado por Kaldi, passou a fazer infusões de café para espantar seu sono na hora das rezas (tá vendo, café salva até do tédio que são essas orações idiotas).

O conhecimento sobre o café se disseminou no século XVI, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia. Na Turquia Otomana o café era conhecido como “kahve” cujo significado também era vinho, dada a importância que o café possuía (nada mais justo, já que o café é tão delicioso quanto o vinho). Por volta de 1570 o café foi introduzido em Veneza, Itália, mas era proibido aos cristãos por ser considerado uma bebida maometana (religiosos realmente são bobos demais), só sendo liberado seu consumo após papa Clemente VIII ter experimentado e adorado (passou a usar para não dormir nos cultos).

Em 1727,no Brasil, o sargento-mor Francisco de Melo Palheta (cara desenhado aí do lado) recebeu a missão de conseguir mudas de café que já possuíam um grande valor comercial. Palheta, como um pré-agente secreto, foi prá Guiana Francesa e lá se aproximou da esposa do governador de Caiena e após várias investidas conquistou a confiança da moça e conseguiu com ela uma muda de café-arábico e a trouxe clandestinamente ao Brasil (a muda de café, não a esposa do governador). Genial a história de como o café foi trazido ao Brasil, daria um ótimo filme!

Enfim, como sempre digo (e Leyla me lembrou desta frase porque de ressaca meu cérebro anda em câmera lenta): “Café é melhor que Jesus Cristo. Jesus só salva cristão, café salva todo mundo!!!”.

fonte das informações: Wikipedia.

Uma resposta to “Café”

  1. Belo texto, concordo quando dizes que a história do café daria um bom filme, digo ainda que um roteiro feito com sua verve terá um diferencial.

    Valeu
    Fabiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: