A Turma do Chaves

“El Chavo del Ocho” foi uma série de televisão mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños exibida originalmente entre 1970 e 1980, contando as aventuras hilárias de um órfão que mora num barril e dos moradores de uma vila suburbana fictícia. A série se originou de um esquete do programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México, transmitido no canal 8 do México (o que explica “El Chavo del Ocho”). No auge da popularidade em meados dos anos 70, “Chaves” chegou a ter 350 milhões de telespectadores em todo o mundo (principalmente América Latina). Aqui no Brasil “Chaves” é exibido pelo SBT desde 1984 (até hoje continua sendo reprisado) e, já na qualidade de programa cult, em 2010 começou a ser exibido pelo Cartoon Network.

Roberto Gómez Bolaños foi o principal criador e estrela do programa no papel do órfão Chaves. Florinda Meza García foi chamada para ser a Dona Florinda (aliás, Roberto Bolaños e Florinda García são casados desde 1978). O segundo a ser chamado foi Édgar Vivar para os papéis do Sr. Barriga e Nhonho. Na seqüência Ramón Valdés foi contratado para dar vida ao divertido Seu Madruga (que faleceu de cancêr no pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo) e Rubén Aguirre virou o professor Jirafales. Carlos Villagrán, um fotografo amigo de Aguirre, inflou as bochechas além do normal numa festa e acabou virando o eterno Quico (ou Kiko). Os últimos atores à se unirem ao programa foram Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha), Angelines Fernández (Dona Clotilde, a Bruxa do 71) e Horácio Gómez Bolaños (irmão do criador da série) no papel de Godinez.

Os atores do seriado eram bons amigos na vida real. Conta a lenda que Villagrán foi visitar Ramón Valdés e lhe disse: “Nos vemos lá em cima, no céu!”. Ramón se contrariou e, com bom humor, respondeu: “Não se faça de louco, nos vemos lá embaixo, no inferno!”.

Hoje em dia Bolaños é escritor, compositor e continua atuando no México. Florinda García, agora esposa de Bolaños, se aposentou. Carlos Villagrán vive na Argentina com seu “El Circo de Kiko”. Edgar Vivar está aposentado. Rubén Aguirre virou proprietário do “El Circo del Professor Jirafales”. Maria de las Nieves continua sendo atriz de novelas. Horácio Bolaños faleceu de ataque cardíaco. Angelines Fernandez faleceu dia 25 de março de 1994, vítima de cancêr no pulmão e Ramón Valdés, o insuperável Seu Madruga, NÃO MORREU!!!!

Veja uma seleção de bons episódios que Leyla e eu separamos prá este post.

8 Respostas para “A Turma do Chaves”

  1. Chaves é eterno! Mas ainda assim prefiro Chapolin, com sua mistura de comédia pastelão e ficção científica! Impagável!

  2. Porra cara, achei que vc não gostasse do Chaves! KKKKKKKK.
    Massa o texto, só uma correção: Ramón Valdés morreu sim em 9 de Agosto de 1988.
    E eu tambem prefiro o Chapolin.

    • Sim Diogo, eu sei que o Ramón Valdés morreu (no texto digo isso quando falo das contratações), mas finalizei o texto com uma brincadeira no estilo “Elvis Não Morreu!!!”, porque prá nós, fãs do Valdés, ele continua vivo 🙂

  3. Espetacular Chaves e Chapolin.

  4. Sinceramente eu assisto e continuo caindo na gargalhada. Seu Madruga para sempre.

  5. No programa do Chaves se via um humor esculachado, que fazia rir sem forçar, sem ofender.

    Um personagem debochava do outro personagem, algo radicalmente diferente do humor-ofensa de hoje, como o protagonizado pelo CQC e afins: um humor que só ridiculariza pessoas reais, que não são personagens, e que não sabe quando parar, não sabe quando perde a graça.

    Chaves, TV Pirata, Trapalhões e outros clássicos só mostram como hoje os humoristas todos se esqueceram como é que se faz aquele humor honesto, que faz rir de verdade!

  6. esse episodio foi o melhor

  7. Alan Cassol Says:

    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: