Jan Svankmajer – O Animador de Praga

Jan nasceu em Praga em 1934 (onde ainda vive), estudou no colégio de Artes Aplicadas e depois no departamento de Marionetes na Acadêmia de Artes Cênicas. Em 1958 trabalhou no filme “Doktor Faust” de Emil Radok e, na seqüência, passou a trabalhar no Semafor Theatre onde fundou o Theatre of Masks e, logo em seguida, se mudou para o teatro multimídia Laterna Magika (uma organização de teatro Não-Verbal onde as performances são uma combinação de dança, cinema e teatro negro, além de Jan Svankmajer, os também cineastas Milos Forman, Emil Radok e Jiri Trnka colaboravam seguidamente no Laterna Magika). A experiência teatral de Jan é refletida no seu primeiro filme, “The Last Trick”, lançado em 1964.

Sob a influência de Vratislav Effenberger e de sua esposa Eva Svankmajerová (pintora surrealista, ceramista e escritora que colaborou em vários dos filmes de Jan, como nos clássicos “Alice”, “Fausto” e “Otesánek”), Jan se juntou ao Grupo Surrealista Tchecoslováquia e elementos de surrealismo clássico aparecendo pela primeira vez em seu filme “The Garden” (1968). No ano de 1972 as autoridades comunistas o proibiram de fazer filmes, Jan permaneceu desconhecido no Ocidente até meados de 1980. Seu famoso (e muito imitado) “Dimensions of Dialogue” (1982) foi selecionado por Terry Gilliam como um dos 10 melhores filmes animados de todos os tempos.

Seleção de curta-metragens para conhecer o genial trabalho de Jan Svankmajer:

A segunda parte do curta-metragem “Food” foi sinalizada como imprópria por alguns usuários do Youtube. Esse puritanismo na internet tá começando a encher o saco porque não há nada impróprio neste curta que justifique essa sinalização. Para ver a segunda parte você deve fazer login e confirmar que tem 18 anos (hipocrisia pura, menores são instruidos pela Net à se tornarem mentirosos).

Se você gostou do que viu nestes curta-metragens, procure pelos longa-metragens do Jan Svankmajer, abaixo deixo os trailers de alguns:

E, para finalizar, um pequeno pedaço do filme “Spiklenci Slasti” (“Conspirators of Pleasure”, 1996):

2 Respostas para “Jan Svankmajer – O Animador de Praga”

  1. Natalia Rocha Says:

    Estou pesquisando sobre vida e estória do Jan, meu objetivo é fazer uma mostra de filmes surrealistas !!!!! Obrigada pelas infos!!! Natália Rocha

    • Natalia, aqui no Brasil já teve uma retrospectiva bem interessante com os filmes do Svankmajer, acho que foi em 2005 (não me recordo do ano com exatidão), creio que deve ter sido confeccionado algum catálogo desta mostra e que ele pode trazer algumas informações interessantes, mas nunca vi o tal catálogo por aí!
      Petter Baiestorf.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: