Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra

A maioria das pessoas conhece o Emir Kusturica cineasta. Brilhante aluno, Kusturica (que se pronuncia Kustúritsa) estudou em Praga com o diretor Otakar Vavra, já ganhando prêmios com seu projeto de graduação, o curta “Guernica” (1978). De volta à então Iuguslávia (Kusturica é sérvio, nascido dia 24 de novembro de 1954), dirigiu alguns filmes para a TV. Em 1985 ficou internacionalmente conhecido com o filme “Otac na Sluzbenom Putu” (“Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios”) que lhe rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, partindo então para a realização de uma série de fantásticos filmes, como “Dom za Vesanje” (“Vida Cigana”, 1988), “Arizona Dream” (1993), o genial “Underground” (1995), “Crna Macka, Beli Macor” (“Black Cat, White Cat”, 1998) e até um magnífico documentário chamado “Super 8 Stories” (2001) sobre sua banda, “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”, que faz um Gypsy Rock extremamente único.

A banda No Smoking (Zabranjeno Pusenje na sua língua original servo-croata) surgiu em 1980 em Sarajevo e se tornou a mais significativa expressão musical do “New Primitivismo”, um movimento de resistência cultural pós o ditador Tito ter deixado o poder. Em 1984 lançaram seu primeiro álbum, “Das Ist Walter” e “Zenica Blues”, uma das canções deste álbum, atingiu as paradas de sucesso com mais de 100 mil cópias vendidas. Em 1998 os “No Smoking” compuseram a trilha sonora de “Black Cat, White Cat” do Kusturica e começaram a tocar juntos rebatizando a banda com o nome atual. Em 2001 tocaram em Buenos Aires, Argentina, onde a banda tem muitos fãs (e Emir Kusturica realizou, em 2008, o documentário “Maradona By Kusturica”).

Confira alguns vídeos da “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”:

2 Respostas to “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”

  1. muito bom, muito bom!! ‘memórias em super oito’, belo documento.. goran bregovic & gogol bordello também são foda! aliás, tem um filme belíssimo, com uma baita fotografia e trilha sonora e etc., que se chama ‘uma vida iluminda’ (no português).. vale a pena.. enfim…

    yá!

  2. Cadê o link de download?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: