Creature from the Haunted Sea

“Creature from the Haunted Sea” (“Criaturas do Fundo do Mar”, 1961, 60 min.) de Roger Corman. Flashstar Vídeo.

Um espião americano se infiltra no grupo criminoso liderado pelo mafioso Renzo Capetto (Antony Carbone em atuação hilária) que foi contratado por um coronel cubano para transportar uma parcela da tesouraria cubana para fora da ilha e o olho gordo cresce em todos os picaretas envolvidos. O plano do grupo de Capetto é dos mais mirabolantes: Matar um a um os guardas do coronel e colocar a culpa num lendário monstro do mar que, lógico, acaba se revelando verdadeiro.

Em 1959, após concluir a produção de “The Little Shop of Horrors”, Roger Corman montou uma pequena equipe e elenco e foi para Porto Rico dirigir “The Last Woman on Earth” e produzir “Battle of Blood Island”. Já em Porto Rico Corman descobriu que se filmasse uma história criada lá teria incentivos fiscais e resolveu fazer mais um filme. O roteirista Charles B. Griffith (o mesmo de “The Little Shop of Horrors”) re-escreveu situações que já haviam sido filmadas nos roteiros de “Naked Paradise” e “Beast from Haunted Cave” e avacalhou geral com um senso de humor nonsense e farsesco que lembra em muito o cinema Marginal Brasileiro dos anos 60/70.

A criatura ridícula (dentro da fantasia está Robert Bean) foi criada com bolas de tênis para os olhos, bolas de ping-pong para as púpilas e uma espécie de capa plástica coberta por um tecido estranho e musgos diversos. Segundo o ator Antony Carbone: “Realmente tinha que fazer uma profunda concentração para não rir quando vimos isso!”.

Vários figurantes locais foram contratados para aparecer no filme ao preço de um dólar ao dia, que foi filmado em 5 dias. A música do filme, assinada por Fred Katz, foi originalmente para o filme “A Bucket of Blood”. Roger Corman queria música nova, mas segundo a lenda, Katz vendeu a mesma pontuação como se fosse música nova. Este score acabou sendo utilizado em 7 filmes, incluíndo os clássicos “The Wasp Woman” e “The Little Shop of Horrors”.

Trailer de “Creature From the Haunted Sea”

No youtube tem a versão com 14 minutos adicionais filmados por Monte Hellman, quem quiser conhecer pode conferir o filme inteiro (a versão lançada em DVD aqui no Brasil é a montagem original de Roger Corman com 60 minutos):

2 Respostas to “Creature from the Haunted Sea”

  1. […] início dos anos de 1960, “Twice-Told Tales” tem aquele climão gótico dos filmes que Roger Corman fez baseado em contos de Edgar Allan Poe para a AIP, e assim como todos estes filmes de Corman, […]

  2. […] Zone Cuba”, tão ruim quanto seus outros filmes (e politicamente tão irrelevante quanto “Creature from the Haunted Sea/Criaturas do Fundo do Mar”, 1961, de Roger Corman). Como ator fez papéis não creditados em […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: