Sahara Rock’n’Roll
Pouquíssimas pessoas aqui no ocidente imaginam que na região aos arredores do deserto do Sahara existam diversos grupos de rock’n’roll criando e divulgando música de protesto como não se via desde os anos 60 do século passado. Como sou um eterno pesquisador de cultura não convencional e estou sempre em busca de coisas diferentes (principalmente em música e cinema), acabei achando alguns grupos musicais (não dá prá chamar de bandas porque não é exatamente uma banda, nos moldes ocidentais) que apresento aqui aos leitores do Canibuk. Quem curtiu o que viu aqui, continue a pesquisa por conta própria e tenha ótimas surpresas. Este post é somente uma introdução-dica aos trabalhos de alguns destes grupos que foram lançados aqui no ocidente pela Sublime Frequencies, um coletivo de pesquisadores de música folk, baseado em Seattle, USA.
Group Inerane:
Liderado pelo guitarrista Bibi Ahmed, são o som da revolução Tuareg, usando seu som para comunicar idéias e protestos. O grupo foi criado nos campos de refugiados da Líbia e resgata a rica tradição da guitarra Tamachek para as novas gerações.
Group Bombino:
É um grupo musical de Agadez, Níger, liderado pelo Tuareg Omara Moctar e incluí alguns membros do Grupo Inerame na sua formação. As letras do grupo são, geralmente, canções de protesto sobre rebeliões do povo Tuareg contra os governos de Níger e Mali.
Group Doueh:
Doueh, que pronuncia-se “Doo-Way”, é o líder do Group Doueh e se diz influenciado por Jimi Hendrix e James Brown. Sua esposa Halima e seu amigo Bashiri são os vocalistas e suas letras são poesias cantadas na língua Hassania com uma guitarra distorcida que não se ouvia desde os tempos de Hendrix.
Tinariwen:
A banda foi formada nos campos de refugiados da Líbia, mas retornou ao Mali durante um cessar-fogo na década de 1990. Tinariwen é composto por um bando de músicos Tuareg do deserto do Sahara, região norte de Mali. Sua popularidade cresceu internacionalmente com o lançamento do disco “Aman Iman”, em 2007. O fundador do grupo, Ibrahim Ag Alhabid, quando ainda criança, assistiu um filme do gênero western onde um cowboy tocava guitarra e resolveu construir sua própria guitarra de lata e fios de freio de bicicleta.
agosto 17, 2011 às 11:12 pm
massa!
setembro 16, 2011 às 9:42 pm
É isso aí, quem se acomodar com somente o que nós temos aqui ou os artistas que a mídia suporta, está perdendo muito!