Disco Dancer

“Disco Dancer” (1982, 135 min.) de Babbar Subhash. Com: Mithun Chakraborty, Rajesh Khanna e Kim.

Ontem assisti ao fantástico “Disco Dancer”, um Bollywood Movie por excelência, inspirado no “Saturday Night Fever” (“Os Embalos de Sábado à Noite”), só que infinitamente mais divertido.

“Disco Dancer” conta a história de Jimmy, um artista de rua acusado de ser ladrão quando criança, que tem sua grande chance no mundo da música quando Sam, o astro do momento, se recusa a fazer um show e Jimmy é colocado para substituí-lo por um esperto empresário. A nova carreira de Jimmy vai bem até que capangas contratados pelo pai de Sam (que, numa trama de dar inveja às novelas da Globo, é o mesmo homem que acusou Jimmy de ser ladrão quando criança) passam à persegui-lo. Numa cena engraçadíssima por seu exagero a la indianos, a mãe de Jimmy morre eletrocutada por uma guitarra na frente dele, fazendo-o desenvolver uma hilária doença chamada “guitarphobia” que pode destruir sua carreira de sucesso. Os primeiros 45 minutos do filme possuem um ritmo alucinante, com vários números musicais, um mais inspirado do que o outro, se atropelando. Inclusive, quem for assistir ao “Disco Dancer”, chamo atenção aqui para os inventivos movimentos de câmera no número musical que abre o filme, que são muito bem bolados (segue a cena no vídeo abaixo). Depois o filme dá uma pequena decaída porque, por um bom tempo, esquece os números musicais para se concentrar nos dramas de Jimmy (mas é drama indiano, ou seja, você vai dar muitas gargalhadas).

“Disco Dancer” foi um sucesso mundial na época do seu lançamento, sendo até hoje um dos filmes indianos com maior bilheteria na Rússia (Ex-União Soviética) e, na China, sua trilha sonora ganhou até prêmios. A produção foi dirigida por Babbar Subhash que se tornou uma lenda do cinema de Bollywood exatamente por este filme, e, realizou ainda outros filmes no estilo, como “Dance Dance” (1987). Mithun Chakraborty, que interpreta o dançante Jimmy, é um ator extremamente famoso e requisitado na indústria cinematográfica indiana, tendo em sua filmográfia mais de 350 títulos. Em 1988 o grupo americano Devo lançou uma música chamada “Disco Dancer”, inspirada na música “I am a Disco Dancer” da ótima trilha sonora de “Disco Dancer”, toda composta pelo músico Bappi Lahari, considerado o pioneiro no uso da música disco no cinema indiano.

capa do LP com soundtrack do Disco Dancer.

Se você procura uma diversão dramática musical cheia de cenas de ação, com lutas marciais e romance, “Disco Dancer” é seu filme!

Segue algumas cenas deste clássico de Bollywood:

Uma resposta to “Disco Dancer”

  1. Obrigada pela dica!! Esse filme deve ser realmente muito divertido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: