Decodificando Christiane F.
Neonstadt, Decoder, Wunderbar / Der Tod holt mich ein, Gesundheit… certamente esses são nomes que você nunca ouviu falar, mas fazem parte do currículum de uma figura que ficou conhecida apenas como “drogada e prostituída”. Poucos sabem que Christiane F. também foi atriz de filme underground, cantora e membro de banda experimental nos anos 80.
Sentimentale Jugend.
A banda que no início dos anos 80 ficou conhecida dentro da cena musical amadora de Berlim, se apresentava em festivais de música experimental, foi fundada pelo, na época seu namorado, Alex Hacke, cara que seria o fundador da fantástica Einstürzende Neubauten. Na época, Christiane participou de algumas gravações da banda, tocando guitarra e cantando. Na tentativa de fugir da fama do filme “Wir Kinder Vom Bahnhof Zoo” (Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, no Brasil), chegou a raspar a cabeça pra não ser reconhecida e usava o pseudônimo de Christiane X nos créditos do disco. É possível achar alguns sons disponíveis pra download pela internet.
Neste vídeo eles se apresentam num festival de 1981 Geniale Dilletanten, em Berlim.
Carreira solo.
Em 1982, Christiane lança seu primeiro disco solo, um EP intitulado Gesundheit. Nesse disco ela parte pra um estilo que crescia na Alemanha naquela época, o Neue Deutsche Welle (um gênero musical que difundiu um movimento cultural surgido na Alemanha nos anos 80. O estilo, originalmente derivado do punk e da new wave, começou como fenômeno underground, e logo se tornou absurdamente popular depois que foi descoberto pela mídia e grandes gravadoras que não tardaram em investir em bandas cada vez mais comerciais. Esse movimento deu fôlego e abriu um novo espaço pra música pop alemã, que até então era vista com maus olhos).
No mesmo ano lança o EP Final Church, que traz na capa o nome “Christiana” e foi gravado nos EUA e conta novamente com a participação de Alex e demais membros da antiga banda. Este, que na minha opinião é o melhor, é mais experimental, traz alguns efeitos estranhos e músicas gritadas. Também é fácil achar arquivos pra download por aí. Procurem!
Segue um som foda que faz parte desse EP.
Outras versões das canções contidas no primeiro EP foram lançadas e em 2003 foi publicado um LP/CD com as duas versões da Wunderbar, Health e Dub.
Cinema.
Em 1981, estreia no cinema protagonizando o filme punk “Neonstadt”, do cineasta Klaus Maeck, com quem ela dividia apartamento por aquelas épocas. O filme mostra, em cinco episódios, a vida de jovens moradores de grandes cidades e, sem fugir da realidade daquela época, expressa a falta de esperança dos jovens com o futuro. Os episódios são dirigidos por jovens de Munique formados em cinema.
Em 1984, Christiane participa do filme cult “Decoder“, dirigido por Muscha, onde contracena com o grande escritor beatnik William Burroughs. O filme é baseado nos escritos do Burroughs e traz, em meio a imagens de caos urbano, um roteiro simples, mas nada linear e um estilo único.
Embora tenha sido bastante ativa nos anos 80, depois de tudo, Christiane F. seguiu sua vida sumindo da mídia e voltando pra heroína. Aos 51 anos, ela vive atualmente na Alemanha, continua usando heroína, sofre de hepatite tipo C, faz hemodiálise regularmente e, segundo os médicos, seu caso é irreversível.
This entry was posted on outubro 1, 2011 at 8:30 pm and is filed under Arte e Cultura, Cinema, Música with tags 13 Anos, christiane f., Christiane Felscherinow, Decoder, Drogada e Prostituída, Einstürzende Neubauten, Final Church, Gesundheit, heroína, junkie, Klaus Maeck, Neonstadt, Sentimentale Jugend, William Burroughs, Wir Kinder Vom Bahnhof Zoo, Wunderbar. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
outubro 1, 2011 às 10:13 pm
Já sabia, mais ou menos como tudo q se relaciona ao underground cultural, dessa tomada de caminho da christiane f.; obrigado pelos detalhes e vídeos pessoal!
outubro 2, 2011 às 6:21 am
Oi Petter,
gostaria de entrar em contato contigo, por e-mail. Seria possível?
valeu,
outubro 2, 2011 às 9:44 am
Uso este e-mail aqui Bruno: baiestorf@yahoo.com.br
Petter.
outubro 3, 2011 às 6:31 pm
Otimo post!!!!
Historia que eu ñ sabia…Muito boom
novembro 4, 2011 às 9:49 am
Tenho o livro na estante ao lado da minha secretária de trabalho. Hoje olhei para o lado por qualquer motivo e por nenhum, e vi de relance a lombada dos filhos da droga. Li-o qndo era mto novinha, e voltei a ler na casa dos 20. De repente pensei: Que será feito da Christiane F.? Comecei a buscar no Google, enquanto tomava o pequeno-almoço. E agora já sei… se bem q fiquei desiludida pq preferia um final feliz …………..!
outubro 7, 2012 às 8:56 pm
eu gostei muito do filme e da estoria dela eu acho ela muito forte pra chega ate aonde ela chegou •
abril 23, 2014 às 8:36 pm
Esse é o fim que ela mesmo sabia.