O Ogro

“O Ogro” (2010, 8 minutos) de Márcio Júnior e Márcia Deretti, baseado nos quadrinhos de Júlio Shimamoto e Antônio Rodrigues, direção de arte de Júlio Shimamoto, direção de animação de Wesley Rodrigues e trilha sonora de Dênio de Paula.

Numa noite de tempestade um cavaleiro medieval procura pelo Ogro, uma mítica criatura que teria sido expulsa do paraíso pelo próprio criador, e em sua busca acaba encontrando outro cavaleiro que lhe conta que lutou contra o Ogro e descreve seu encontro com a criatura, revelando-lhe uma terrível surpresa final.

Segundo Márcio Júnior, em entrevista para Matheus Moura, ele perguntou para Shimamoto qual era a HQ que ele gostaria de ver transformada em animação e a resposta foi “O Ogro”, HQ originalmente publicada em 1984 na “Calafrio” número 27. E o visual do curta-metragem é uma magnífica homenagem aos quadrinhos e ao estilo único de Shimamoto desenhar. Na mesma entrevista concedida ao Moura, Márcio conta ainda que Shimamoto estava meio encabulado com o projeto em seu início, mas que depois tomou gosto pela produção e acabou sendo o diretor de arte, uma acertada escolha, que garantiu uma qualidade excepcional ao visual do curta, com momentos verdadeiramente tétricos e soturnos. Os fãs do Shimamoto, entre os quais me incluo, agradecem. A única falha desta produção que levou quase dois anos de produção e contou com patrocínio da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira e do Governo do Estado de Goiás, na minha opinião, é o final um tanto clichê, algo que sempre me irritou nas HQs publicadas pela revista “Calafrio”, que era bastante ingênua e suas HQs sempre tinham finais previsíveis. Márcio e Márcia poderiam ter modificado o final para algo menos clichê e mais intenso (se bem que o final clichê não atrapalha em nada o curta, então é uma opção válida).

Shima e os diretores.

Márcio Júnior é músico e agitador cultural, é vocalista da banda Mechanics e principal organizador da Mostra Trash de Goiânia, festival de cinema bagaceiro, sem premiações, criado em 1999 e que é uma referência na exibição de obras de produtores independentes, é o Sundance (só que divertido) do cinema brasileiro. Márcia Deretti é a coordenadora do FICA animado, também agitadora cultural sempre criando novos projetos culturais.

Abaixo o teaser do curta e recomendo uma visita no SITE OFICIAL do “O Ogro”.

2 Respostas to “O Ogro”

  1. […] a pena lembrar aos fãs de Shimamoto que o Márcio Júnior realizou o ótimo curta-metragem “O Ogro” que transforma em desenho animado os traços macabros de Shimamoto. Além de digitalizar a […]

  2. […] “Moroi”, “Não Servimos Zumbis”, “Necrochurume”, “O Ogro“, “O Terno do Zé”, “Pandemônio”, “Retratos”, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: