Caldinho de Abóbora.

Uma receita de sucesso que provamos e aprovamos em uma das noites gostosas da nossa lua de mel (créditos à Fabi,  que nos apresentou também, na mesma noite,  o queijo à milanesa, que em breve postaremos aqui) foi o caldinho de abóbora. A receita é simples e rápida de fazer. Recomendamos como abertura ou como acompanhamento de uma bela cervejinha, cuba libre ou caipirinha.

Ingredientes:

1/2 kg de abóbora cortada em pedaços e sem casca.

1/2 cebola grande picada.

1 dente de alho picado.

Salsa verde picada.

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem.

1 pitada de cominho.

Pimenta calabresa desidratada à gosto.

Sal à gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora cortada  em água suficiente pra cobrir os pedaços. Adicione sal e  cominho à gosto.  Mantenha no fogo até que fique mole (tempo de cozimento é sempre  relativo, depende se teu fogo é alto, baixo, forte  etc, então vai seguindo o olhômetro e enfiando o garfo, quando entrar com facilidade e a abóbora começar a se despedaçar, está no ponto). Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata a abóbora no liquidificcador com metade da água de cozimento até virar um creme homogêneo.

Numa panela, refogue a cebola e o alho picados em duas colheres de azeite,  quando dourar acrescente a abóbora batida. Mexa bem e quando começar a ferver adicione  a outra metade da água do cozimento e uma pitada de pimenta calabresa.  Retire do fogo após cinco minutos e acrescente a salsinha picada.

Obs:  a concistência do caldo vai do gosto de cada um. Nós preferimos o meio termo, nem ralo, nem grosso demais. Então o equilíbrio nos ingredientes e fundamental.  Se por acaso, o caldo ficar ralo demais, dilua uma colher de chá de maizena em dois dedos d’água e acrescente no caldo quando ainda estiver no fogo.

Dica: incremente o caldinho acrescentando pedacinhos de queijo provolone no copo cada vez que for servir. Fica uma delícia!

Uma resposta to “Caldinho de Abóbora.”

  1. Valeu pela dica. Já está anotado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: