Histórias em Quadrinhos Curtas

Por toda a década de 1980 fui um leitor voraz de quadrinhos. Como era criança/pré-adolescente, uma coisa que me chamava bastante atenção eram pequenas histórias em quadrinhos de no máximo 3 páginas. Resolvi digitalizar algumas para compartilhar com os leitores do Canibuk.

Calafrio era uma publicação da Editora D-Arte de Rodolfo Zalla e Eugênio Colonnese. Em seus primeiros números traziam uma série chamada “Mistérios do Mundo” onde, em apenas uma página, apresentava fatos curiosos. Digitalizei duas da “Calafrio” número 2 (1981).

Calafrio2

Calafrio2_O Gato PretoCalafrio2_A DespedidaOutro tipo de publicação comum na “Calafrio” eram alguns posters muito bacanas, como este publicado na “Calafrio” número 26 (1985), de Aloíso de Castro (fiz uma montagem rápida das duas páginas escaneadas).

Calafrio26

Calafrio26_montagemE, por herança das publicações da Editora Vecchi, a “Calafrio” sempre publicou material inspirado em nossa cultura, como essa linda quadrinização da música “Asa Branca”, de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (foi publicado em sua edição número 28 de 1985).

Calafrio28

Calafrio28_Asa Branca_1Calafrio28_Asa Branca_02Calafrio28_Asa Branca_3Em outras revistas do gênero também era tradição a publicação de HQs curtinhas, maioria das vezes para fechar o número de páginas mesmo. “Terror Negro” foi uma revista em quadrinhos que trazia trabalhos de horror ao mercado brasileiro dos anos de 1980. Foi editada pela Editorial Cunha Ltda. e costumava publicar pequenas histórias.

Terror Negro1Terror Negro1_A Profecia de MorteClaro que publicar HQs de poucas paginas não eram uma exclusividade das editoras brasileiras. Digitalizei também uma pequena historinha publicada em 1981 pela “Weird War Tales” número 104 (de 1981), uma revista editada pelo pessoal da DC Comics.

Weird War Tales104Weird War Tales104_Roll For Your Life_1Weird War Tales104_Roll For Your Life_2por Petter Baiestorf

Uma resposta to “Histórias em Quadrinhos Curtas”

  1. carlos sávio da silva pinto Says:

    Calafrio era demais! Mais uma publicação nacional dedicada ao gênero terror, como “Spektro”, “A Tumba” e muitas outras. Quanto à obra-prima do Jayme Cortez… este é FODA! Que artista criativo e com um traço genial! Obrigado por ter registrado este momento tão bonito na nossa HQB como foi esta quadrinização de “Asa Branca”. Canibuk marcou, pra variar, mais um ponto… Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: