Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem

No final do mês de novembro aconteceu o lançamento do livro “Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem – Segunda Edição Revista e Atualizada” (2011, 1.275 páginas, editora do IBAC – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura), escrito, pesquisado e organizado por Antônio Leão da Silva Neto, que é uma inesgotável fonte de pesquisa para qualquer históriador, pesquisador ou cinéfilo com interesse pelo cinema brasileiro. São 21.686 curtas e médias catalogados por Leão, com informações como ficha-técnica das produções, elenco, bitola, ano de produção, sinópse, festivais e mostras onde foram exibidos e comentários com curiosidades sobre as produções. No final do livro Leão incrementou com algumas estatísticas interessantes: de 2005 em diante, por conta das facilidades em se conseguir equipamentos digitais de alta qualidade por um baixo preço, a produção de filmes brasileiros praticamente dobrou. Em 2005 foram produzidos 1.014 curtas/média (os longas não estão incluídos nesta conta), e nos anos seguintes essa produção se manteve numa média de mais de 900 filmes (curtas/médias) por ano, número comparável aos anos de 1979 (com 927 curtas/médias) e 1980 (com 608 produções), quando produtores usavam uma lei que obrigava os exibidores de filmes a colocar um curta antes dos longas estrangeiros exibidos no Brasil. Outro fato interessante é que entre os anos de 2000 e 2010, foram produzidos 6.597 curtas/médias, tornando este início do século XXI o mais produtivo da história do cinema brasileiro.

E o melhor de tudo é que essa maravilhosa fonte de pesquisa não é vendida, para adquirí-la você deve enviar e-mail para o IBAC solicitando o livro (será cobrado apenas as despesas postais). Já peguei minha cópia dele e recebi rapidamente na minha casa pelo simbólico valor de R$ 17.50, quem perder este livro é um mané!!!

Escreva para IBAC, e-mail dicionariodefilmes@ibacbr.com.br e peça o livro o quanto antes que é certeza que vai esgotar rápido.

4 Respostas to “Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem”

  1. Legal! Já escrevi para a editora, espero que chegue logo!

  2. rUBENS mELLO Says:

    GRANDE PETTER.

    VALE MEMSO PELA DICA. SÓ AGORA V I…ESPERO PODER CONSEGUIR.

    ANO QUE VEM TEM GUARU FANTÁSTICO E GUARULHOS;.;; GUERIA MUITO VC AQUI. ABRAÇÃO

  3. Rubens Mello Says:

    Petter, consegui um exemplar. Muito obrigado !
    Vc é realmente o cara. Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: